O trabalhador poderá
solicitar o seguro-desemprego pela internet. A novidade faz parte de um pacote
de ações para melhorar o atendimento e a qualificação dos trabalhadores lançado
hoje pelo governo federal.
No caso do seguro-desemprego, a
mudança permitirá que o trabalhador dê entrada no pedido de benefício assim que
receber os documentos demissionais. Pela regra anterior, o trabalhador
precisava agendar um horário de atendimento do Sistema Nacional de Emprego
(Sine), preencher um formulário e entregar a documentação.
Com isso, o prazo de 30 dias para
começar a receber o seguro começa a contar a partir da solicitação na internet,
e não mais da entrega dos documentos no posto do Sine, o que agiliza a
liberação do pagamento.
O procedimento ainda não elimina a
necessidade de ir depois até um posto do Sine, mas irá agilizar o atendimento.
O Ministério do Trabalho também lançou a Carteira de Trabalho Digital, uma
versão eletrônica, digitalizada, do documento tradicional. O documento não
substitui o documento em papel.