Consumo em posto de gasolina da Petrobras (Ricardo Matsukwa/VEJA.com)
A Petrobras decidiu nesta quinta-feira reduzir o preço médio da gasolina nas refinarias em 5,4%. No caso do diesel, a redução será de 3,5%. “A decisão foi guiada predominantemente por um aumento significativo nas importações no último mês, o que obrigou ajustes de competitividade da Petrobras no mercado interno”, informa a companhia.
Conforme princípio da política da empresa em vigor, a participação de mercado da companhia é um dos componentes de análise considerado pela estatal. A importação de gasolina por terceiros para o mercado interno aumentou de 240 mil metros cúbicos em fevereiro para 419 mil em abril, com previsão de manutenção em torno deste nível em maio. No diesel, a importação saiu de 564 mil metros cúbicos em fevereiro para 811 mil em abril, e há previsão de mais de 1 milhão de metros cúbicos em maio, disse a estatal.
“Com isso, as refinarias da Petrobras podem chegar a um fator de utilização abaixo do último dado divulgado pela companhia em seus resultados trimestrais, que foi de 77%ento.”
Veja online