Clemerson Pinheiro/Reprodução |
A Polícia Federal (PF) prendeu o secretário-executivo do extinto Ministério da Pesca, Clemerson José Pinheiro, nesta quinta-feira (15), segundo informação do Estadão Conteúdo.
Agentes fizeram uma busca e apreensão na pasta durante a deflagração da Operação Enredados.
A ação da PF tem o objetivo de desarticular um grupo que teria vendido concessão ilegal de permissão de pesca industrial.
Clemerson José Pinheiro da Silva é secretário de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura e, em 2014, ele ocupou o cargo de diretor do Departamento de Registro da Pesca e Aquicultura da pasta.
"A investigação identificou inúmeros ilícitos, desde a pesca ilegal, passando por fraudes em documentação para inserir no mercado o pescado sem origem, até a identificação de organização criminosa com ramificações no Ministério da Pesca e no Ibama [Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis], causando sérios prejuízos ambientais também em outros Estados", informa a PF, em comunicado oficial.
Foram emitidos 19 mandados de prisões, 26 de condução coercitiva e 63 de busca e apreensão em SP, RJ, SC, RN, RS, PA e DF.
Um total de 400 policiais cumpre os mandados e, no RN, os trabalhos de Operação se concentram em Natal.
pauta aberta